NATAL – FELICIDADE IMPOSTA

Esta “felicidade imposta”  que não parte só da familia mas de toda a gente em geral, cria uma atmosfera irritante. Tudo muda, o mundo muda, as pessoas mudam, todos passam de “sacanas” a “boas pessoas”, de “exploradores” a “voluntariosos comunitários”, cheios de uma solidariedade extrema que é esquecida nos 11 meses do ano que não se chamam Dezembro e não têm 1 dia chamado Natal.

No Natal, a palavra “solidariedade” enche as bocas do Mundo, o mesmo que morre um pouco todos os dias por falta de humanidade, por ganância, por insensibilidade, por egoismo, por intolerância e por muitos mais adjectivos que, nesta época, se espera sejam apagados pela “suposta” generosidade que subitamente brota dentro de cada um.

O consumismo egoista, obrigacionista, transforma o Natal, deixando de ser um prazer para ser uma preocupação, uma imposição.

A “neurose do Natal” não está nas pessoas que não encarnam esta época como obrigação, mas sim naquelas que se dão a enormes trabalhos supostamente para agradarem aos outros mesmo que os outros preferissem que elas não fizessem nada. E pior, é que no fim cobram o que fizeram.

Esta data escolhida para as pessoas se darem bem, serem amigos, é apenas uma data em que se veste o traje de Natal e se interpreta a personagem de bom samaritano, de bom familiar, de bom amigo. Acabou a peça, bate-se palmas, o pano desce, e o teatro do mundo volta no proximo ano.

Dizem uns que esta é uma época de harmonia em que se demonstra o que sentimos a quem amamos, dizem outros que é a festa da familia, da paz, da união.

Lamento que exista uma data marcada para tudo isto, para ser feliz, para ser solidário,  por imposição.

O Natal é uma época de intolerância em que afinal todos somos “obrigados” a agir da mesma forma, a participar na peça de teatro que se poderá chamar ” Felicidade por procuração”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: